quarta-feira, 2 de novembro de 2005

250 anos depois...



Foi durante o dia de ontem que se "comemorou" os 250 anos do terramoto de 1755 em Lisboa.

Escrevo "comemorou" entre aspas, pois acho que não é uma grande comemoração, mas sim, um dia em que devemos pensar que somos minúsculos neste Mundo. Creio que fizeram bem em fazer tocar os sinos das igrejas de Lisboa em honra às pessoas que faleceram nesse dia, na altura em que o terramoto destruiu parte (para não dizer tudo) de Lisboa.

O mais impressionante é pensar que, apesar de não sermos um país com vulcões activos e com uma falha que provoca oscilações, ou seja, com grande visto de desastres naturais, ainda não ter sido nada elaborado para podermos reagir à catástrofe no caso de ela acontecer.

Segundo dados de um artigo no jornal "Público", do dia 1 de Novembro de 2005, caso haja um novo sismo com a mesma intensidade e na mesmas circunstâncias, haveria mais cinco mil mortos (5000) do que em 1755. Apesar de existir neste momento mais pessoas a viver na zona da capital do que em 1755, deveria haver também habitações com melhor qualidade e a pensar nisso. Mas claro está, num país que está mal economicamente, é difícil arranjar maneira de os constructores construirem essas habitações.

No mesmo artigo, existe uma parte que me deixa algo reticente. Está escrito que uma das zonas em Lisboa que teria mais problemas, seria a zona do Parque das Nações... Fica a pergunta no ar: Há uns anos atrás, não diziam que era nessa zona que seriam construídos uns prédios novos que seriam capazes de aguentar a sismos?

Deixo aqui também, eu palavra de pesar pelas pessoas que faleceram durante o terramoto e uma palvara de agradecimento a todas as pessoas que fizeram com que Lisboa voltasse a "nascer" e a ser a capital deste país, que apesar de tudo, é muito grande.

Todos os dados do Público, estão na edição de 1 de Novembro de 2005, nas páginas 1 a 6, no tema de destque da edição.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nao arranjas isso para eu tirar fotocopia? Gostava de ler esse artigo...

bezuza disse...

belo Post sim senhora!ainda bem k abordaste este tema, n haja duvida k continuamos desleixados enkuanto a segurança n pensando no futuro e na prevençao... so no proveito momentaneo (neste caso dos construtores k gastam menos.
bjs
passa pelo http://fivemigas.blogspot.com
socegadita



referer referrer referers referrers http_referer