terça-feira, 28 de agosto de 2007

Sardoal - Do verde ao cinza

Os fogos voltaram ao Sardoal e com uma força como nunca ninguém sequer imaginou. Casas em perigo, hectares e hectares de floresta ardida, perdas de pessoas que muitas vezes só vivem dessa mesma floresta. Horas sem dormir, a esperar que não aconteça o inevitável. Muitos já os previam, mas nunca se está à espera de um desastre com estas dimensões.
Ontem fui ver por onde passou o fogo que reduziu a cinzas muita da floresta no concelho de Sardoal. Passar por zonas lindas e com um encanto especial, agora transformadas em imagens de negro, causa um misto de sentimentos. Ódio pela criatura ou criaturas que fizeram tamanha malvadez (por mais que tente, não consigo chamá-las de pessoas) e tristeza, por ver sítios pelos quais nutria um carinho fantástico e onde adorava passar e estar e vê-los agora num estado lastimável e desolador, carregados de uma cor preta e de um cheiro insuportável e que aviva dentro de nós as chamas que consumiram os terrenos.
Costuma-se dizer que "depois da tempestade vem a bonança", mas para que isto aconteça, é necessário que todos ajudemos no que pudermos e que seja necessário para voltar a "pintar" estas zonas queimadas e assim devolver vida a todos estes locais.

Fica aqui um filme feito por um bombeiro que acompanhou bem de perto o fogo que devastou grande parte do nosso concelho.

Sem comentários:



referer referrer referers referrers http_referer